NBB: Chegou o returno.

No NBB não tem mais desconhecidos, todas as equipes ja se enfrentaram no prmeiro turno, algumas surpresas outras não. Os times ja se conhecem bem, o fator local sempre é muito importante, mas as equipes mais coesas e estruturadas técnicamente estão na frente. No basquete brasileiro geralmente as equipes jovens, com média de idade abaixo dos 26 anos, sofrem para ganharem partidas importantes, como foi comprovado no Jogo das Estrelas, a experiência é que tem mandado no nosso basquete.

Equipes que conseguirem mesclar, no seu elenco, juventude com experiência estão um passo a frente, na minha opinião. Um fator muito importante para uma equipe que quer chegar ou obter mais vitórias no NBB, é ter no mínimo 3 ou 4 jogadores vitoriosos, acostumados com grandes embates e a vencer jogos dificieis. Nos meus favoritos ao título, Joinville tem no plantel, Espiga, Shilton, Sobral, Manteiguinha e Viegas, jogadores de referência dentro de quadra. No Flamengo temos, Marcelinho, Baby, Duda e Hélio, um poder de ataque impressionante, no Brasília, temos nada mais nada menos que Alex, Valtinho, Estevam e Arthur, e na equipe que sempre chega, Franca, tem Rogerio, Marcio, Drudi, Helinho e Guilherme, que sempre seguram o rojão. 

Não citei outros nomes nesses times, não por achar que os caras não merecem respeito ou não são bons, citei jogadores que realmente estão acostumados a grandes competições e se destacaram nelas, sendo decisivos nos momentos importantes das partidas cruciais. Em outras equipes como Limeira, Minas, Pinheiros, entre outras, também temos jogadores expressivos, mas ainda está faltando um pouco mais, para chegar ao título. Mas como falamos de basquete posso me equivocar sobre estes times nesta competição.

Para as equipes que estão entre o oitavo lugar e o décimo quinto, e até para futuras equipes que venham disputar brasileiros, minha dica é não ter um time de japonês (onde todos são bons jogadores, mas não tem caras diferenciados, experientes, vitoriosos e referência para os outros), na minha opinião vale a pena deixar de investir em 3 ou 2 atletas e ter um ou dois jogadores de referencia no time, ainda sobra espaço para jogadores da base. Claro que não esqueço a parte do orçamento, estrutura e tudo. Não to resumindo só nisso, sei que tem muitas outras coisas que aliadas fazem um time vencedor. Mas tudo bem planejado e com atitude da certo! Apenas comentei uma parte do processo.

Vamos ficar ligado nesse returno, muito jogo bom vai acontecer e quando chegar perto dos playoffs cada partida terá uma emoção a mais, por que ninguém quer ficar de fora de um playoff. Olho no returno!

Autor: gaucho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.